quinta-feira, 13 de maio de 2010

Título de Cidadania Luiz Carlos Berbare de Souza

O pindamonhangabense Luiz Carlos Berbare de Souza tornou-se oficialmente cidadão taubateano em solenidade realizada quinta-feira, 13 de maio, na Câmara Municipal. O título de cidadania foi uma homenagem do vereador Carlos Peixoto (PMDB) ao ex-diretor da Casa de Custódia e Tratamento de Taubaté que, embora nascido em outra cidade, foi criado em Taubaté desde os dois anos de idade.
Carlos Peixoto lembrou o início da história de Luiz Carlos em Taubaté, para onde se mudou em 1936 com os pais José Ezequiel de Souza (cujo nome foi dado à escola municipal) e Nazira Berbare de Souza, e foi morar nas proximidades da antiga Praça do Chafariz, mais tarde denominada Praça Rui Barbosa, onde, até hoje, mantém um querido círculo de amizade.
O vereador falou sobre a ascensão profissional do homenageado no campo da administração penitenciária. “Aprovado e classificado em concurso público, iniciou atividades na Casa de Custódia e Tratamento, primeiramente em funções subalternas na área de segurança prisional, instituição na qual desempenhou todas as funções, chegando ao exercício da direção geral do estabelecimento,” e acrescentou a participação de Luiz Carlos na reconstrução da instituição em 1961.
Da trajetória do profissional, pontuou também a atuação na instalação da penitenciária de Avaré, da penitenciária Dr. Tarcízio Leonce Pinheiro Cintra e na reorganização do Instituto de Reeducação, ambos de Tremembé, na organização do presídio de São Vicente, e na instalação do Complexo Penitenciário do Vale do Paraíba.
Carlos Peixoto citou também os trabalhos desenvolvidos pelo homenageado em instituições de atendimento a menores carentes e como professor universitário da Faculdade de Engenharia Química de Lorena.
“A extensa e variada indicação de algumas atividades culturais e profissionais são, na realidade, fruto da longa carreira de quase quatro décadas de estudos, dedicação no cumprimento do dever e das obrigações assumidas no campo da defesa dos limites estabelecidos para o harmonioso convívio social”, refletiu o vereador.
“Mas o fato que mudaria sua vida foi conhecer José Geraldo Faria sobrinho, pois foi por meio dele que nosso homenageado conheceu sua grande paixão, a irmã de seu colega, Maria Zélia Faria de Souza, que viria a ser sua esposa e mãe de seus filhos. Casaram-se em 1958 e do fruto dessa união nasceram Maria Letícia, José Ezequiel e Antonio Luiz”, destacou Carlos Peixoto.






Mais informações: www.camarataubate.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário