quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Solenidade Dia do Garçom

Cortês e hospitaleiro, dois dos adjetivos usados pelo vereador Luizinho da Farmácia (PR) durante a solenidade do dia do garçom, homenagem prestada pela Câmara de Taubaté a 12 profissionais da gastronomia e hotelaria na noite de segunda-feira, 16 de agosto.
Segundo o vereador, atualmente, mesmo com falhas de direitos trabalhistas e de outras circunstâncias que impedem a valorização plena, a atividade de servir à mesa continua sendo essencial. “Taubaté, estando no ciclo gastronômico e hoteleiro da região valeparaibana, sentiu a necessidade de prestigiar esses laboriosos colaboradores responsáveis pela gestão do bom servir.”
Devido à complexidade do setor, funções específicas foram sendo criadas e, de acordo com o vereador Luizinho, passaram e ser lembradas pela Câmara no reconhecimento de suas tarefas.
É o caso da femme-garçom, papel desempenhado por Maura Jane Aparecida Alves de Andrade. Ou ainda do maître (leia-se métre, o responsável por recepcionar os clientes e coordenar o atendimento) Ricardo de Andrade; do bartender Robson Leandro de Farias Nagata; ou da commin (auxiliar do chefe) Regina Célia Albessu Gonzaga de Paula.
Mas a homenagem também reconheceu os papéis mais tradicionais do setor, como o garçom Hugo Ramos Camara, a operadora de caixa Alessandra Aparecida Macedo Fermino, o chefe de cozinha Antonio Sérgio de Souza, a cozinheira Ana Cristina Ferreira da Costa, a auxiliar de cozinha Helenira Santos Andreza, o churrasqueiro Luiz Veronese, o pizzaiolo Wellington Luiz Pereira e o gerente de salão Daniel Alexandre Brum.
Em nome dos homenageados, Robson Nagata ressaltou: “É muito difícil você fazer um bom trabalho e ter reconhecimento como profissional, isso no mundo inteiro. Taubaté precisa trabalhar em cima do da hotelaria e gastronomia. Turismo move o mundo, é fonte de renda do futuro, e a cidade tem muito a oferecer”.




Mais informações: www.camarataubate.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário